PROJETO SER HUMANO
"Faça parte dessa corrente do bem"
   Casa            Terceiro-Setor

ASSOCIAÇÃO SER HUMANO - SERVIÇO ESPECIAL DE RESGATE HUMANO

"Deus abençoe o nosso trabalho em prol do Ser Humano"
"A Nova Tendência da Ação Social em Contagem"

"Cultura & Terceiro Setor"

Projeto SER HUMANO
Serviço Especial Resgate Humano
CONTAGEM-MG_BRASIL
(31)2559-0700_Desde_1994
http://www.projetoserhumano.org.br
Copyright © 2010 Eart Software Projetos & Sistemas

 O QUE É TERCEIRO SETOR?

Uma sociedade é organizada em setores em função dos objetivos e da estrutura necessária para se atingir os seus objetivos. Assim temos:

Primeiro Setor: É o setor da sociedade que agrega as instituições de interesse público, mantidas pelo poder público (governos) e que existem para servir diretamente o público em geral. Constituem o Primeiro Setor os órgãos governamentais como ministérios e secretarias, as autarquias e as empresas de economia mista (que têm dinheiro público aplicado).

Segundo Setor: É o setor da sociedade que agrega as instituições de interesse privado, mantidas pela iniciativa privada e que existem para servir diretamente o setor privado. Os interesses são geralmente mercantis, isto é, "ganhar dinheiro". Constituem o Segundo Setor as empresas privadas como indústrias, comércio e empresas de prestação de serviços.

Terceiro Setor: É o setor da sociedade que agrega as instituições de interesse público, mantidas pela iniciativa privada. São regidas pelo direito privado mas não possuem objetivos mercantis (ganhar dinheiro). Constituem o Terceiro Setor as iniciativas que procuram resolver determinada carência não resolvida pelo Governo ou pelas Empresas, tais como:

ONG - Organizações Não-Governamentais;

Associação de Pessoas Físicas:

Associação de Moradores,

Sociedade Amigos de Bairros,

Defensoras do Meio Ambiente,

Incentivadoras de Educação, Esporte, Ciência, Tecnologia, etc.

Entidades de Assistência Social (Creches, Orfanatos, Asilos, etc.);

Fundações (Amparo a Crianças Com Carências, Portadores de Deficiências, etc.);

Preservadores e Defensoras (meio ambiente, cultura, tradições populares, artes, etc.).

    A grande proliferação de entidades do Terceiro Setor decorre do fracasso enfrentado pelo

    Primeiro e Segundo setores em resolver os problemas da comunidade.

        As questões do tipo saúde, educação, moradia, transportes, emprego e tantas outras deveriam ser totalmente resolvidas pelo Governo com a ajuda da Iniciativa Privada, isto é, pelo Primeiro Setor com a ajuda do Segundo Setor. Entretanto, por algum motivo, estes setores se perderam ou se afastaram dos seus objetivos primordiais. Não cabe aqui discutir as razões do afastamento, mas a falta de princípios éticos é, certamente, uma das razões básicas. 

        Os órgãos governamentais estão falidos, com uma estrutura arcaica montada em tempos passados (época do Brasil Colônia) e que não foram, por diversos interesses corporativistas, atualizados aos tempos modernos.A iniciativa privada encontra-se quase que totalmente amordaçada, sem liberdade de ação, e ainda dependente daquele governo lento, burocrático e irracional. Para se abrir uma empresa leva-se em média 6 meses e para se encerrar uma empresa leva-se muitos e muitos anos. Só para se ter uma idéia, em países do Primeiro Mundo, ao se pedir a licença para se abrir uma empresa na parte da manhã o Governo fornece a autorização de funcionamento na parte da tarde do mesmo dia. Os problemas do dia a dia não podem esperar. Então a comunidade deve se organizar para resolver os problemas mais críticos. Uma Associação de Moradores pode orientar os moradores a registrarem uma Micro-Empresa, pode criar um Banco de Empréstimos Rotativos administrado por eles mesmos, pode conseguir orientação técnica da entidades como a USP ou o IPT e assim dispor de tecnologia de última geração, pode receber orientação sobre Marketing e Logística para distribuir seus produtos ou serviços. Enfim, o leque de opções para atuação do Terceiro Setor é muito amplo. Não há dados precisos, mas estima-se que no Brasil exista atualmente (maio/2004) mais de 400 mil entidades do Terceiro Setor. Esses números são absolutamente tímidos quando comparados com dados dos EUA por exemplo, onde existe mais de 8 milhões.

    Vamos! Arregace as mangas, fale com o seu vizinho, vamos unir esforços para resolver os problemas da sus Comunidade

    "Gestão do Terceiro Setor"
     

    Vídeo do YouTube


    Seja bem-vindo!
    Divulgue este Trabalho Social
    Projeto SER HUMANO
    Serviço Especial Resgate Humano
    CONTAGEM-MG_BRASIL
    (31)2559-0700_Desde_1994
    http://www.projetoserhumano.org.br
    Copyright © 2010 Eart Software Projetos & Sistemas
    ============================================

    (31)3044-5035/(31)9177-0111

    Configurações de vídeo recomendadas
    Para visualizar este Site adequadamente utilize resolução de:
    1024 × 768 pixels, true color (mínimo 16 bits)
    [Para ouvir os Vídeos, ajuste o som Multimídia antes de continuar]

    © Copyright EartSoft 2009_2011. Todos os direitos reservados.